Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mais dicas importantes!


Cuidados básicos

Os exercícios de alongamento para idosos são importantes para a manutenção do bem-estar físico e emocional, mas devem ser realizados com cuidado para evitar lesões.
A prática regular de exercícios de alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, favorece a circulação sanguínea e faz com que seja mais fácil realizar algumas atividades diárias, como cozinhar, limpar e arrumar.
Indicamos aqui três exemplos simples de exercícios de alongamento para idosos, que podem ser feitos em casa:
Deitado com a barriga para cima, dobrar uma das pernas e segurar em cima do joelho, mas com cuidado para não forçar a articulação. Mantenha esta posição durante 30 segundos enquanto respira e depois repita o exercício com a outra perna.
Sentado com as pernas juntas à frente do corpo, estique os braços e tente encostar as mãos nos pés, como mostra a imagem 2. Permaneça parado nesta posição durante 30 segundos.
De pé, incline o corpo para lado, como mostra a imagem 3. Permaneça parado nesta posição por 30 segundos e a seguir faça o exercício virando para o outro lado.
[Estes exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer hora do dia, mas é importante respeitar os limites do corpo para evitar lesões nos músculos ou articulações.
A regularidade com que estes exercícios de alongamento são feitos também é importante para alcançar seus benefícios e, por isso, é recomendado fazer os exercícios, no mínimo, 3 vezes por semana.
Fonte: http://www.tuasaude.com/exercicios-de-alongamento-para-idosos/ 

Alongue-se!



O alongamento deve ser feito antes de iniciar qualquer atividade física e, no final delas. Ele ajuda a prevenir lesões nos músculos e tendões, evita dores musculares e aumenta a flexibilidade. 
Podemos e devemos alongar de manhã, antes de começar o dia, ou mesmo no final do dia, para aliviar as tensões acumuladas depois de termos estado sentados ou em pé durante longos períodos de tempo. Devemos alongar principalmente antes e depois de atividades físicas.
Faça este treino durante, aproximadamente, 15 minutos:
Fonte: http://www.blogdobemestar.eu/exercicio/ 

Exercite-se!

  • Reduz entre 25% a 33% o risco de morte
  • Diminui o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 entre 23% e 46%
  • Reduz o risco de ataque cardíaco até 34%
  • Reduz sintomas depressivos e aumenta o bem-estar emocional
  • Reduz os índices de mortalidade por cancro em 38%
  • Diminui o risco de cancro no cólon em 47%
  • Reduz a probabilidade de obesidade em mais de 50% nos rapazes e quase 40% nas raparigas
  • É 30% menos provável que os homens activos sofram de disfunção eréctil
  • Trava a ansiedade pela nicotina entre os fumadores
Fonte: International Health, Racquet & Sportsclub Association